Patrimônios - RESIDÊNCIA DE
FRANCISCO INÁCIO PEIXOTO

francisco_inacio

RESIDÊNCIA DE FRANCISCO INÁCIO PEIXOTO

Arquiteto: Oscar Niemeyer
Paisagismo: Roberto Burle Marx
Rua Major Vieira, 154

É a primeira obra modernista da cidade. Em 1940, Chico Peixoto encomenda ao jovem arquiteto Oscar Niemeyer o projeto: uma edificação moderna, porém apresentando alguns elementos da arquitetura tradicional brasileira. O arquiteto convida Burle Marx para elaborar os projetos dos jardins, José Pedrosa e Jan Zach para as esculturas externas, Joaquim Tenreiro para o mobiliário.

Como o terreno apresentava uma topografia em declive para a parte posterior, onde se encontram um bosque e um rio, a planta se abre para esta vista através de uma ampla varanda, valorizada por jardins de Burle-Marx. A implantação da residência se difere completamente do esquema tradicional utilizado até então, quando as casas voltam-se para a rua, apresentando uma fachada muito simples, pois o valor da casa está nos jardins dos fundos.

Percebe-se a conexão desse projeto com o Grande Hotel de Ouro Preto, também projetado por Niemeyer, em 1938: a volumetria da fachada, a parede revestida de pedra, o telhado de barro capa e canal, o avarandado e as janelas azuis, em veneziana de madeira, contrastando com o branco das paredes, aludem à arquitetura tradicional luso-brasileira.