Oficina 11: AFETIVIDADE E PERTENCIMENTO NA CIDADE - TRAÇANDO CAMINHOS ATRAVÉS DA MEMÓRIA - 15 Vagas
Ministrantes: Mila Andreola e Alice Werneck
Ementa: A oficina propõe o conhecimento, análise e discussão destes espaços na cidade de Cataguases através de atividades in loco com a aplicação de conceitos de patrimônio cultural, material e imaterial e análise urbana, amparados pela interdisciplinaridade com as áreas da história, sociologia e antropologia, inspirados pelas práticas atuais dos inventários afetivos e da cartografia afetiva.
Currículos:
Milena Andreola de Souza - Arquiteta e Urbanista graduada pela UFJF e Mestre em Arquitetura com ênfase em História e Preservação do Patrimônio Cultural pelo PROARQ/FAU/UFRJ. É Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, onde leciona disciplinas de História da Arquitetura e Urbanismo e Patrimônio Cultural. É membro da OSCIP PERMEAR - Programa de Estudos e Revitalização da Memória Arquitetônica e Artística, onde atua como arquiteta desde 2000 e esteve como presidente em duas gestões.
Alice Werneck de Oliveira - Arquiteta e Urbanista graduada pelo CES/JF (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora) vem atuando no mercado de trabalho nas diversas áreas da Arquitetura e Urbanismo. Em seu Trabalho Final de Graduação (TFG) abordou o tema "Revitalização da Avenida Astolfo Dutra e Requalificação do Mercado Municipal e Entorno - Cataguases, MG" onde propõe soluções projetuais para esses espaços.
Oficina 12: DO ALDEAMENTO INDÍGENA À ARQUITETURA MODERNISTA: 200 ANOS DE OCUPAÇÃO EM CATAGUASES - 15 Vagas
Ministrante: Joana Capella
Ementa: A ocupação do território do atual município de Cataguases a partir do início do séc. XIX ilustrada por mapas, plantas e fotografias. Passeio por um trecho do antigo leito da estrada Presídio - Campos dos Goitacazes, hoje incorporado ao espaço urbano do centro da cidade
Currículo: Formada em Estudos Sociais, pesquisadora da história local. Publicou livro sobre a imigração em Cataguases. Atualmente finaliza pesquisa sobre Estrada Minas a Campos dos Goytacazes, publicação em 2018.
Oficina 13: PELOS TRAÇADOS DE FRONTIN - 15 Vagas
Ministrante: Ricardo Quinteiro
Ementa: Determinar as intervenções que ocorreram a partir dos projetos encomendados pelo município ao Eng. Paulo de Frotin.
Objetivo: Entendimento do contexto histórico, político e sanitário que motivaram a contratação do engenheiro.
Currículo: Formado pela FIC (Faculdades Integradas de Cataguases), com especialização em História Moderna e contemporânea pela UFJF. Autor do livro Uma Viagem no Tempo pelas Terras de Cataguases.
Oficina 14: A CIDADE E O PATRIMÔNIO - 15 Vagas
Ministrante: Ítalo Stephan
Ementa: Conhecer a legislação urbanística e de patrimônio e os desafios de proposição e construção no ambiente construído.
Objetivo: Conhecer, analisar e entender a coexistência entre prédios históricos, edificações novas e o crescimento urbano.
Currículo: Professor da UFV. Arquiteto e Urbanista (UFRJ) possui mestrado em Urban and Rural Planning - Technical University of Nova Scotia (Halifax, Canadá) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É conselheiro municipal de Patrimônio Cultural e Ambiental de Viçosa. É membro do Codema de Viçosa.
Oficina 15: DESCOBRINDO OUTROS PATRIMÔNIOS: empoderamento e reflexão crítica no Bairro Ana Carrara - 20 vagas, sendo 10 vagas para moradores da região e 10 vagas para inscritos no CATS
Ministrante: Michele Pereira Rodrigues, Kelly Dias Tagliati e Inácio Ferreira
Ementa: A dinâmica sociocultural de uma cidade é complexa, sendo ela o construto de vários grupos, que é apropriada e ressignificada continuadamente. Logo acredita-se que há, no município de Cataguases, outras localidades que possuem manifestações culturais significativas, as quais nem sempre são evidenciadas pelos discursos relativos ao turismo e ao próprio patrimônio cultural já reconhecido.
Objetivo: Proporcionar o contato com algumas crianças que moram no bairro e contribuir para uma reflexão crítica e empoderamento a respeito dos patrimônios existentes ali.
Currículos:
Kelly Dias Tagliati - Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Na Instituição de Ensino foi bolsista do Grupo de Educação Tutorial do curso de Arquitetura e Urbanismo (GET), onde realizou trabalhos que complementaram a formação acadêmica com atividades extracurriculares que promoveram a ampliação da interdisciplinaridade através do estudo de variados temas. Também participou de um projeto de pesquisa intitulado “De Juiz de Fora a Furtado de Campos: a Estrada de Ferro Leopoldina”, cujo objetivo era contar a história do ramal de Juiz de Fora a Furtado de Campos e de sua importância no desenvolvimento da região. Entre 2015 e 2016 foi bolsista de dois projetos de extensão, sendo eles o EMAU (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo) e o projeto “Ações Educativas e Patrimônio: Diálogos e saberes acerca da cultura em espaços de Juiz de Fora, Minas Gerais”.
Michele Pereira Rodrigues - Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na área de concentração Comunicação e Sociedade. Bacharela em Interdisciplinaridade em Ciências Humanas e bacharela em Turismo pela mesma instituição. É membro dos grupos de pesquisa "Comunicação, cidade e memória". Tem estudos ligados às ações educativas em torno do patrimônio cultural em Cataguases e também sobre os repasses de ICMS Cultural para Cataguases.
Inácio Ferreira - Formado em Ciências Humanas, aluno de Turismo UFJF. Atua na área de educação patrimonial, no Museu Mariano Procópio, no grupo de pesquisa Paidós - Educação, Patrimônio, Cinema & Lazer.